Agilizar a atuação do administrador, organizar a atividade econômica, otimizar a gestão fiscal. Esses são alguns dos benefícios de se adotar a automação em uma empresa, que muito contribui para a competitividade e a saúde do negócio. No campo fiscal e tributário, ela também é importante, pois é responsável por calcular impostos automaticamente. Saiba como.
O imposto na Nota Fiscal Eletrônica
A Nota Fiscal Eletrônica deve ser preenchida com todos os impostos obrigatórios, que são: IOF, IPI, PIS/PASEP, COFINS, CIDE, ICMS e ISS. Os outros impostos são dispensados de declaração, devido à complexidade de cálculo e detalhamento.
O próprio gestor pode calcular manualmente o imposto na NF-e, porém, a automatização do processo é necessária para superar a complexidade do sistema tributário brasileiro. Por isso, optar por softwares que emitem as notas fiscais é uma atitude prudente e eficiente, uma vez que eles calculam automaticamente os impostos obrigatórios.
Para realizar o cálculo, os programas levam em consideração uma tabela de valores aproximados para cada produto ou serviço e a alíquota de cada um dos impostos mencionados.
O cálculo automático de impostos
Os sistemas de gestão mais avançados adotados pelas empresas possuem diversos módulos que organizam toda a atividade. Um deles, o financeiro, é responsável por inserir e contabilizar lançamentos e transações, e os detalhes sobre eles. Dentro dessas funções, possuem o recurso de calcular impostos automaticamente.
Esse recurso pode identificar a parcela de imposto de uma transação, gerando contabilizações adequadas nas contas identificadas nos campos de detalhamento dos impostos. Em outras palavras, o valor do imposto é identificado e gerado.
O cálculo automático de impostos ajudar a agilizar a emissão do documento, combinado com a importação do XML da NF-e. O programa que o realiza leva em consideração a determinação automática do CFOP, a natureza de operação, o percentual de alíquota, a base de cálculo do imposto, o valor do ICMS (por dentro e por fora) e o valor aproximado de tributos incidentes sobre a prestação de serviço.
Cálculo automático na Nota Fiscal
De forma simples, o valor do imposto na nota fiscal é encontrado com a multiplicação do valor total pela alíquota do imposto. Esse cálculo será realizado individualmente para todos os impostos exigidos na NF-e, e, ao fim dos cálculos, serão somados. Cabe destacar que não é obrigatório discriminar item por item, mas apenas o tributo aproximado cujo valor está disposto na tabela.
O cálculo automático de impostos em itens genéricos, por exemplo, se realiza da seguinte forma:
- Acesso ao tópico Distribuição / Faturamento / Emissão NF (ou semelhante);
- Preenchimento d os dados referente à nota fiscal até o momento de inserir os itens;
- Após inserção do item e preenchimento dos campos obrigatórios, procure a opção “Tributos”;
- Confirme a pergunta realizada pelo sistema (“deseja calcular os impostos”?);
- Feche a janela para salvar as alterações realizadas.
Como calcular impostos automaticamente
Antes de mais nada, é preciso atender às condições de cada software para o cálculo automático. Um bom programa fornece todo o suporte necessário para o administrador compreender cada etapa do cálculo.
Em alguns, por exemplo, é preciso identificar a dimensão de análise de imposto em campo apropriado e conferir a ela um código de análise obrigatório (que deve ser inserido na linha de lançamento e corresponder a um registro de detalhes de imposto). Qualquer alteração na linha de transação que dispara a criação de linhas de lançamento pode ocasionar o reajuste manual.
O preenchimento automático dos campos obrigatórios podem ser realizados com a importação do XML da NF-e. Para aqueles que não possuem o arquivo XML da NF-e, o preenchimento do documento deverá ser feito manualmente, mas mesmo assim, o sistema fará o cálculo automático do imposto.
Para realizar o cálculo automático de impostos, a empresa deve possuir soluções inteligentes que facilitem a gestão fiscal e a conformidade tributária. A escolha por um software que forneça suporte ativo e integral é importante para que a administração seja otimizada e para que se cumpram as exigências legais. Fique atento ao escolher uma solução tecnológica!
0 comentários