O Departamento Pessoal das empresas por muito tempo ficou associado às atividades burocráticas, como cálculos de salários, papeis de admissão e demissão, análise de benefícios, entre outros. Falar em controle de ponto eletrônico na nuvem, parecia algo surreal.
Diante de tantas tarefas operacionais, burocráticas e manuais, o setor pouca era considerado dentro das estratégias das empresas. Se tinha pouca convicção do quanto o departamento poderia contribuir estrategicamente.
A boa notícia é que com a tecnologia atual é possível mudar essa realidade. Com soluções como um controle de ponto eletrônico na nuvem, você pode automatizar as tarefas mais burocráticas e deixar os colaboradores do DP livres para focarem em estratégias da empresa.
Quer saber como? Continue lendo e entenda. Boa leitura!
Como um controle de ponto eletrônico na nuvem torna o DP mais estratégico?
O controle da jornada de ponto é uma atribuição do Departamento Pessoal e, por mais que algumas empresas insistam em deixá-lo burocrático, ele também pode ser otimizada. A tecnologia pode sim mudar a produtividade desse processo.
Um bom começo de fazer isso é contando com uma ferramenta moderna de marcação de ponto que possa ser integrada a outras soluções. Mas, é preciso ficar atento.
Ao buscar uma solução de controle de ponto eletrônico na nuvem você já sai muito na frente da concorrência. No entanto, para que a implementação seja realmente vantajosa, a sua avaliação deve ir além.
Abaixo, apresentamos critérios que você precisa analisar na hora de investir em um novo software. Mais do que isso: são características que você deve exigir no seu futuro controle de ponto eletrônico na nuvem para deixar o seu setor mais estratégico.
Acompanhe:
Flexibilidade na implementação
Um controle de ponto eletrônico na nuvem não é uma tecnologia antiga. Pelo contrário, trata-se de uma inovação de última geração. Por isso, é normal que mesmo você sendo um gestor atualizado, não tenha expertise na implementação da solução.
Nesse sentido, é fundamental que a ferramenta seja de simples implantação e apresente flexibilidade para se adaptar às necessidades da sua empresa. Afinal, a rotina do seu DP já é complexa o suficiente, o seu controle de ponto eletrônico na nuvem deve ser uma solução para isso.
Integração com outros sistemas
O Departamento Pessoal é um dos setores que mais concentram informações dentro de uma empresa. Mas, além dos próprios dados, o DP precisa buscar informações de outras áreas para cumprir obrigatoriedades.
Esse busca por informações é o que, muitas vezes, trava a rotina. Sem uma integração, o processo acaba se tornando manual, demorado e cansativo.
Por isso o seu novo controle de ponto eletrônico na nuvem precisa oferecer uma integração real, como com o software de Folha de pagamento, por exemplo. Mas não algo básico, mas sim um processo inteligente.
Por exemplo, uma integração que não compartilhe informações repetidas, que agilize sim o processo, mas que desburocratize as etapas de seleção e separação dos dados, sem riscos de erros ou perda de informações.
Registro de ponto mobile sem contato
A pandemia do coronavírus foi um baque no mundo todo. E mesmo que ela seja controlada em breve, tenha certeza que algumas de suas medidas permearão pelos próximos anos. Um bom exemplo é o distanciamento social.
Por isso, é importante que o seu controle de ponto eletrônico já esteja de acordo com essas necessidades atuais. Por exemplo, um controle que não demande o contato e evite aglomeração na hora de bater o ponto, dinamizando o processo na entrada e na saída dos funcionários.
Qual o impacto do controle de ponto na nuvem no DP e no TI?
Todos os benefícios citados são capazes de transformar o DP, tornando-o mais estratégico dentro da empresa. Pois, como explicamos, ao terem a sua rotina otimizada, a partir da solução, os seus colaboradores passam a ter mais tempo para se dedicar a questões mais voltadas para o core business do negócio.
Da mesma forma é o impacto no setor de TI: um controle de ponto eletrônico de fácil implementação e usabilidade demanda muito pouco da área de tecnologia. Com o DP não precisando de técnica apurada para utilizar a nova ferramenta, o TI fica livre para focar em outras áreas e outros projetos.
Enfim, o Departamento Pessoal não precisa mais ser algo paralelo do seu negócio, a importância dele pode ir além da questão burocrática. Por isso, invista em um ponto eletrônico na nuvem e torne a sua área mais participativa e estratégica.
Depois deste conteúdo, notou com é possível elevar o seu departamento pessoal a outro patamar? Conte para gente nos comentários abaixo E não deixe de marcar uma conversa com um dos nossos especialistas para entender melhor em como podemos ajudar!
0 comentários