A decisão de fazer a implantação de um sistema de ERP (Enterprise Resource Planning) precisa ser muito bem estudada. As mudanças com a chegada de um recurso que integra todos – ou quase todos – os processos internos são inúmeras, e vão desde a forma como as tarefas serão realizadas até a aceitação total da nova metodologia por parte dos funcionários.
Soma-se a isso a preparação da empresa para a implantação e o tempo dispendido para a realização de todo o processo, que pode durar meses dependendo da complexidade do projeto e da quantidade de informação a ser integrada.
O que fazer durante o processo de implantação do ERP?
Diante de uma mudança tão grande, para que ela seja positiva e traga os resultados esperados, é importante que as empresas tomem alguns cuidados. Confira:
Escolha um modelo de ERP
Engana-se quem pensa que os sistemas de ERP são todos iguais. Cada um tem suas particularidades e a empresa precisa optar por aquele que mais se adequa às suas necessidades e à quantidade de informação existente.
Saiba que toda a empresa passará pela transição
Todos os departamentos serão impactados pela implantação do ERP, uns mais, outros menos. Dessa forma, é importante que, desde já, os processos internos sejam revistos e otimizados, para que a transição traga os benefícios esperados.
Prepare os funcionários para a mudança
Qualquer pessoa fica preocupada quando percebe mudanças à vista e essa sensação não é diferente quando a relação é profissional. Uma vez que os funcionários terão que se readequar ao novo sistema, durante e após a implantação, é importante avisá-los do processo e dos benefícios que o ERP trará, reduzindo a possibilidade de descontentamento e estresse.
Não abra mão do treinamento
Após informar devidamente os funcionários sobre as mudanças que virão com a implantação de um ERP, é importante que todas as equipes passem por um treinamento para conhecer a fundo a ferramenta, suas formas de manuseio e esclarecer todas as dúvidas existentes.
Faça as devidas atualizações
Toda ferramenta tecnológica precisa de atualização, e com o ERP não é diferente. Portanto, fique sempre atento e converse com o fornecedor para saber os momentos certos de atualizar o sistema para que nenhum processo interno sofra na hora da execução ou salvamento e envio de dados.
Procure uma boa empresa para fazer a implantação
A implantação de ERP pode ser muito complexa, por isso não é recomendado que o empresário ou a equipe de TI faça este procedimento sem ajuda de uma empresa especializada.
Se você está pensando na implantação de um ERP para a sua empresa, saiba que a Compliance Fiscal é uma importante parceira da Oracle no Brasil e oferece soluções fiscais integradas aos mais importantes sistemas de gestão do mercado.
Para saber mais sobre os serviços da Compliance Fiscal, entre em contato com a equipe u pelo telefone 11 3512-9960.
0 comentários