Nos últimos anos, a economia global vem se mostrando de forte concorrência em todos os setores. E por esse motivo, todos os departamentos da empresa podem ser protagonistas para ampliar o nível de competitividade da empresa. E entre eles está sem dúvida o departamento fiscal.
Quer um exemplo mais prático? Podemos ver que empresas que fazem uma boa gestão e estão em conformidade com o Fisco, seguindo um bom trabalho dentro do seu departamento fiscal, podem recuperar créditos que viabilizam os investimentos da empresa em outras áreas. Esse é um ótimo resultado!
Mas, além disso, quais são as principais tendências atuais na gestão do departamento fiscal que podem fazer a diferença? É justamente isso que vamos conhecer a partir de agora!
3 tendências para o departamento fiscal das empresas
O grande objetivo de qualquer área para que possa fazer a diferença no resultado da operação como um todo é transformar sua rotina de entregas e atividades em algo ágil, fácil de executar, seguro e econômico.
Levando em conta esses pontos, veja quais são as 3 principais tendências para o departamento fiscal.
1. Investir em inovação
Pelo momento de amplo crescimento da Transformação Digital nas empresas, é importante utilizar inovação e novas tecnologias através de soluções e ferramentas que garantam 3 aspectos fundamentais para o departamento fiscal:
- Diminuição da “Carga Tributária” ou também chamada de “Custo Brasil”, sem mecanismos de sonegação;
- Redução de risco com a não conformidade;
- Redução de custo.
Por isso, é preciso fazer o alerta: o departamento fiscal das mais diversas empresas está, atualmente, em diferentes níveis de maturidade por conta dos investimentos em inovação, digitalização e automação de processos. Mas, essa já é uma tendência porque é a partir disso que se pode executar um trabalho mais eficiente e personalizado.
Enquanto muitas empresas que lidam constantemente com as entregas fiscais estão progredindo com inteligência e tecnologias inovadoras, ainda existem aquelas que não estão entendendo a importância de seguir esse caminho.
2. Análise avançada dos dados
Embora a maioria das empresas já tenha começado a usar análises de dados em outras áreas, muitas ainda não investiram nessa tendência mais avançada para o departamento fiscal.
Quando conseguimos implementar essa mudança na área, usando soluções inteligentes cada vez mais sofisticadas para realizar análises e validações, o resultado alcançado é o aumento da conformidade e da produtividade, com visível redução de custos e riscos nas principais atividades do departamento fiscal.
Escolher essa abordagem para o setor também contribui para a realização de auditorias completas e contínuas. Várias organizações já adotaram a análise também para transformar a maneira como realizam alertas e como uma forma de ir além do básico, eliminando diversas rotinas por processos automáticos com a ajuda de sistemas especialistas.
3. Automação de processos
O departamento fiscal já usa serviços e processo digitais há algum tempo, como por exemplo, a geração, a transmissão e a validação dos documentos fiscais eletrônicos. No entanto, já é possível ir além dessas ações e utilizar, junto, processos automáticos de captura, recebimento e validação das informações, tudo isso como um serviço em nuvem.
Essa tendência de automação está permitindo uma nova onda de recursos que aumentam drasticamente a produtividade do setor. Embora muitas empresas sejam rápidas em investir nas principais tendências para os processos fiscais internos, elas não estão se movendo tão rapidamente com a busca de serviços voltados para a automação.
Essa tendência provavelmente é a que mais leva tempo para implementar, muito pela necessidade de se familiarizar com as ferramentas que possibilitam esse processo antes de ser utilizada de fato pela área.
Mas já é um fato que o uso dessa tecnologia digital, contando sempre com o apoio e suporte de soluções especialistas para automatizar os principais estágios de suas operações no departamento fiscal, é um passo que precisa ser feito, até mesmo para conquistar como benefício a agilidade necessária nos processos de conformidade.
Como saber se o uso dessas tendências está melhorando o resultado do departamento fiscal?
Após investir nesses 3 caminhos que são as tendências do momento no mercado para fazer a diferença no departamento fiscal, qual a melhor maneira de saber se isso está sendo efetivo?
A melhor forma é verificar se você já tem uma resposta positiva para perguntas como:
- Os esforços de transformação digitalização do departamento fiscal estão de acordo com as expectativas da empresa?
- O uso das ferramentas especialistas escolhidas está melhorando o desempenho quanto ao tempo de execução das atividades da área?
- Qual a eficácia desse investimento pensando no crescimento das receitas e diminuição dos custos?
- Quão foi o ganho de produtividade obtido com essa nova linha de investimento digital?
Fazer esses questionamentos vai deixar mais claro qual o retorno e o desempenho alcançado graças ao uso dessas tendências.
<<<Oracle ERP Cloud, Oracle JD Edwards, Oracle EBS e Oracle Peoplesoft. Já ouviu falar de todos eles?
Comece já com um software de gestão fiscal especialista
Investir em um software de gestão fiscal especialista é o primeiro passo para o sucesso do seu departamento fiscal. Com essa tecnologia, você consegue implementar todas as tendências que vimos até aqui de forma segura e efetiva.
Para isso, você pode contar com o software de gestão fiscal da Compliance Soluções Fiscais!
A Solução Fiscal Compliance proporciona além de um investimento inicial menor, também um menor custo de propriedade. Com uma arquitetura simples e utilizando a melhor estrutura de tecnologia do mercado, nossa solução fiscal reduz custos em todo o ambiente de tecnologia.
<<<Oracle JDE e Compliance Soluções Fiscais | Case de Sucesso Sal Cisne
Então, não perca tempo! Faça o seu departamento fiscal alcançar o próximo nível! Entre já em contato e conheça todos os detalhes e próximos passos.
0 comentários