Mesmo sendo criado em 2017, e vigorando em 2018, o EFD-Reinf ainda é uma obrigatoriedade que traz dúvidas para muitos gestores. Além do conceito em si da plataforma, há também a dificuldade em acompanhar as constantes atualizações feitas pelo governo.
Como se trata de uma obrigação que não pode ser negligenciada, sempre há o risco de multas e sanções. Dessa forma, você deve não só entender tudo sobre o EFD-Reinf, como também precisa garantir a completa conformidade por parte da sua empresa.
Para ajudar, preparamos este artigo explicando o conceito de EFD-Reinf, mostrando as atualizações de 2021 e apontando o caminho para uma conformidade completa. Continue lendo e confira.
Boa leitura!
O que é o EFD-Reinf?
EFD-Reinf é a sigla para Escrituração Fiscal Digital das Retenções e Informações da Contribuição Previdenciária Substituída, um dos módulos mais recentes adicionados ao SPED (Sistema Público de Escrituração Digital).
Basicamente, o EFD-Reinf é um complemento do eSocial, responsável pela escrituração das obrigações previdenciárias, fiscais e trabalhistas, tudo no âmbito do universo digital. O intuito do governo ao adicionar o EFD foi unificar as funções do sistema enquanto deixa o processo todo de declarações e gerenciamento de obrigações fiscais bem mais prático.
<<<Confira os 10 erros mais cometidos ao informar o EFD-REINF!
Junto ao EFD-Reinf é disponibilizado às empresas programas para auxiliar na integração dos sistemas de informática diretamente com a Receita Federal e seus servidores.
Mas, isso não significa que adequação à obrigatoriedade é simples. Por ser uma exigência relativamente nova, ela ainda traz desafios para muitos empresários, por exemplo:
- 78% das empresas possuem informações relativas aos documentos fiscais de prestadores de serviços em sistemas ou módulos separados do sistema de gestão fiscal principal;
- 54% das informações requeridas pela EFD-Reinf não existem nos sistemas das empresas ou requerem ajustes para atender às exigências da legislação;
- 81% das empresas não possuem seus processos e procedimentos relacionados à contratação de terceiros centralizados e uniformes.
Esses desafios podem ser maiores ou menores de acordo com a empresa. É possível que até mesmo você encontre outras dificuldades na sua rotina em relação ao EFD-Reinf.
Quais as mudanças para 2021 no EFD-Reinf?
Além da adaptação ao programa original, a sua empresa deve sempre ficar atenta às atualizações anuais que ocorrem ao EFD-Reinf. Como qualquer plataforma do governo, o EDF sofre alterações a cada novo ciclo. Em 2021, por exemplo, foram feitas as seguintes mudanças:
- Plataforma 1.5 da EFD-Reinf – melhorada em comparação com a 1.4;
- Novo evento R-2055 – referente às aquisições de Produtor Rural.
Ou seja, caso a sua preparação tenha sido para a versão 1.4 da plataforma, é preciso revisar processos e readaptar para a versão 1.5.
Qual o impacto para o gestor de departamento pessoal?
O gestor de DP sabe o quanto o seu setor precisa reunir informações para realizar processos diários. E o EFD-Reinf traz um novo desafio nessa rotina, pois exige inúmeros detalhes e muitas especificações.
Essa mudança impacta bastante o trabalho do gestor e de toda equipe de DP, necessitando a realização de ajustes e atualizações em seus sistemas de armazenamento de dados, pois as informações que são pedidas pela EFD-Reinf geralmente são geridas por variados setores dentro da empresa, que, muitas vezes, não têm ligação direta, o que dificulta o envio final para a plataforma.
O que muda para a TI?
O TI é o setor responsável por facilitar e tornar possível o trabalho do DP. Com a necessidade de repassar informações detalhadas e com critérios tão específicos, o Departamento Pessoal precisa contar com uma solução integrada em cloud em sua rotina.
Confira abaixo 4 dicas indispensáveis para escolher uma solução HCM ideal para a sua empresa!
O TI entra como o suporte técnico para escolher a melhor ferramenta. Um software que facilite a utilização e consulta da EFD-Reinf. Assim, permitindo que o DP tenha um banco de dados expandido on-line para utilização simultânea de diferentes colaboradores.
Mas não só isso. A escolha deve ser por uma solução que atenda à nova demanda de EFD-Reinf 2021, em uma plataforma 100% digital, capaz de automatizar e extrair os dados de diversos sistemas, de forma rápida e segura.
Enfim, o EFD-Reinf 2021 é uma realidade a qual a sua não pode fugir. Mas você não precisa quebrar a cabeça com as complexidades e burocracias da plataforma, com uma solução especialista é possível entrar em completa conformidade e entregar todas as informações necessárias.
Gostou do conteúdo de hoje sobre as atualizações do EFD-Reinf para 2021? Conte para a gente nos comentários abaixo! E não deixe de baixar o nosso conteúdo rico sobre como evitar penalidades no eSocial. Clique abaixo:
0 comentários