Provavelmente, a sua equipe de RH cumpre bem a rotina diária. Mas, será que fazer o básico é o suficiente para otimizar os resultados gerais do seu negócio?
A verdade é que, assim como os outros setores, o departamento de Recursos Humanos também é diretamente responsável pelo crescimento de uma organização. O problema é que muitos empresários não o enxergam como estratégico e acabam desperdiçando muito o potencial da área.
Mas quais são os verdadeiros objetivos de um RH? Como uma solução inovadora de Gestão do Capital Humano (HCM) pode ajudar a reduzir custo, aumentar a produtividade e alavancar o crescimento de toda a empresa? Continue lendo e entenda como transformar tecnologicamente o seu departamento de Recursos Humanos.
Boa leitura!
Quais são os objetivos do RH?
Não importa qual o tamanho ou segmento de atuação de uma empresa, o departamento de Recursos Humanos sempre se fará presente. Esse é um dos setores imprescindíveis no mundo dos negócios.
Porém, essa essencialidade, muitas vezes, nem sempre é considerada dentro de um planejamento estratégico na hora de reservar orçamento para investir em tecnologia. E isso acontece quando há um desconhecimento ou equívocos sobre os objetivos e potenciais do RH.
Há uma ideia de que o departamento de Recursos Humanos é utilizado apenas para a contratação, treinamento e demissão de funcionários. Um ledo engano – que tira completamente o potencial e a importância do setor.
É claro que o RH deve cumprir as suas funções básicas, mas os seus serviços e objetivos podem e devem ir além. A equipe do setor precisa, por exemplo, se mostrar atenta às tendências do mercado, bem como, à movimentação da concorrência no intuito de trabalhar melhor os seus colaboradores.
>>>O novo normal e a transformação digital nas empresas!
Com um conhecimento sobre o nível do mercado, o RH se torna capaz de contratar profissionais mais capacitados e aperfeiçoá-los adequadamente. Esse alinhamento com a realidade também deve ser uma das ações básicas do RH dentro de um planejamento estratégico.
A conformidade entre as funções do RH
Mas não é só isso. A conformidade também está entre os objetivos dos Recursos Humanos. Afinal, as informações produzidas e compartilhadas pelo setor são cruciais para as declarações legais da empresa. Entre essas obrigações periódicas estão:
- e-Social – elaboração da folha de pagamento e envio dos eventos, bem como, fechamento mensal e apuração dos encargos sociais;
- DCTFWeb – aplicativo para emissão do DARF Previdenciário na vigência do eSocial;
- EFD-Reinf – transmitida até o dia 15 do mês subsequente ao dos fatos geradores;
- emissão das guias para recolhimento do FGTS, INSS, IRRF;
- ASO – Atestado de Saúde Ocupacional Periódicos;
- SESMT (SST)- Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.
Claro, não se tratam de tarefas simples. Mas esses exemplos demonstram o quanto a produtividade, conformidade e a integração do RH com as outras áreas é capaz de contribuir para a correta e eficiente gestão da empresa, sendo essencial para o alcance dos bons resultados. Quando o departamento contribui além do convencional, ele consegue:
- desenvolver o capital intelectualmente;
- alinhar inteligência e produtividade;
- baixar o índice de turnover;
- garantir conformidade;
- atrair e reter talentos;
- reduzir custos.
>>>>>>Novo e-Social: conheça a versão simplificada
Como uma solução especialista de Gestão do Capital Humano (HCM) pode ajudar no crescimento e inovação do seu departamento?
Como explicado, o RH pode ser muito mais que um simples setor de apoio. A sequência “entrevista, admissão, carteira” pode até funcionar, mas não fortalece a comunicação integrada dentro da empesa e a autonomia com as ferramentas que o setor precisa para trabalhar. Por essa razão, precisa ser deixada no passado.
Mas, como vimos, a execução correta das tarefas do RH não é algo tão simples. Além de se mostrar eficiente no alinhamento com a realidade do mercado e da sua empresa, os profissionais do setor devem cumprir à risca as obrigatoriedades legais.
Então, como turbinar as atividades do RH na era pós-eSocial, em que prazos e adequações estão muito mais rígidos? A resposta é simples: utilizando uma solução especialista de gestão do capital humano que seja totalmente integrada e orientada ao projeto do eSocial.
Solução de Gestão do Capital Humano (HCM) especialista
Com uma solução de gestão do capital humano especialista você passa a controlar todos os sistemas dos Recursos Humanos como Folha de Pagamento, Ponto Eletrônico (Mobile), SESMT (SST), Gestão de Benefícios, Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Programa de Participação nos Resultados e Controle de Integração de Terceiros de maneira central e orientada ao eSocial.
Tudo isso com inteligência de validação das informações antes da transmissão dos eventos. A ferramenta é completa, possui gerador de relatórios, permite ao gestor parametrizações sem a dependência da TI e não demanda atualizações a cada nova alteração de leiaute do governo.
Todas as informações obrigatórias do RH passam por simplificação em uma solução especialista para gestão do capital humano (HCM), tornando a rotina mais dinâmica e diminuindo o número de falhas humanas. Além disso, trata-se de uma tecnologia em nuvem, possibilitando o gerenciamento remoto, acesso por dispositivos móveis e aumento da produtividade, além da consequente redução de custo.
Os módulos da plataforma são integrados mas podem ser contratos de forma independente, atendendo as necessidades específicas de cada empresa e do eSocial, por exemplo:
- Mensageria, gestão para transmissão e guarda dos eventos;
- Controle de Integração de Terceiros;
- Treinamento e Desenvolvimento;
- Ponto Eletrônico (Mobile);
- Gestão de Benefícios;
- Folha de pagamento;
- Recrutamento;
- SESMT (SST).
Com todas essas funcionalidades você impulsiona de vez o seu RH, possibilitando que o trabalho do setor tenha o verdadeiro peso no crescimento da empresa.
Qual é o papel do TI no aperfeiçoamento do RH?
O departamento de RH deve executar com maestria todas as atividades citadas. Porém, os profissionais do setor nem sempre contam com expertise suficiente para escolher a solução tecnológica ideal para contemplar todas as suas necessidades. Esse é o papel da área de TI.
É preciso um trabalho conjunto para que o TI selecione uma solução especialista e completa, que consiga otimizar o departamento de RH. Quando há um vínculo entre os setores, o TI consegue não só facilitar o trabalho do RH como também dos setores Fiscal e contábil, além de reduzir custo adotando uma ferramenta que simplifica o cumprimento das obrigatoriedades e das conformidades exigidas pelo eSocial.
O seu planejamento estratégico não deve excluir o setor de RH. Como explicado, a excelência desse departamento influencia diretamente em áreas centrais, como Fiscal e Contábil. O crescimento da sua empresa e do seu RH é possível, a solução especialista para gestão do capital humano (HCM) está ao alcance do seu negócio.
Para entender como a conformidade com o e-Social é essencial para o seu negócio, baixe o nosso e-book sobre Como o e-Social impactou o SESMT.
0 comentários