Com o objetivo de ajudar cada vez mais os seus usuários, a Oracle trabalha desenvolvendo novas soluções constantemente. Dessa vez, as novidades atendem pelos nomes de FDC e FDG, duas funcionalidades que prometem facilitar ao máximo a rotina fiscal de muitas empresas.
Como muitos clientes utilizam o Oracle ERP Cloud no Brasil, a Oracle criou uma solução que consegue atender as necessidades de um maior número de usuários, dentro de cenários fiscais distintos.
Então, para você que é o usuário do Oracle ERP Cloud e quer aproveitar essa grande oportunidade, continue lendo e entenda o que são o FDC e FDG e como esses módulos podem ajudar de fato os setores de TI e Fiscal da sua empresa. Boa leitura!
FDC e FDG: O que é isso?
FDC e FDG são módulos do Oracle ERP Cloud sistema de gestão líder no quadrante mágico de Gartner pelos últimos quatro anos.
Como já explicado, o objetivo dessas duas funcionalidades é trazer maior facilidade para as empresas que possuem diferentes cenários fiscais.
FDC
FDC é a sigla para Fiscal Document Capture (Captura de Documentos Fiscais, em português), um recurso de entrada de documento fiscal para escrituração.
FDG
Já o FDG é Fiscal Document Generation (Geração de Documentos Fiscais, em português), um recurso de geração de documento com o intuito de obter aprovação fiscal de uma autoridade tributária.
Ou seja, um módulo é para a captura de documento e outro é para geração. Em conjunto, eles conseguem agilizar vários processos de um departamento fiscal.
Porém, aqui no Brasil, apenas algumas empresas estão homologadas para complementar e a integrar o Oracle ERP Cloud com uma solução de gestão fiscal, utilizando os módulos FDC e FDG.
Por isso, antes de tomar qualquer decisão em relação ao Oracle ERP Cloud, é importante pesquisar quais são as empresas que podem tornar esse processo de localização fiscal Brasil mais fácil.
>>Quer saber como avaliar a MELHOR Solução Fiscal do mercado para a sua Empresa? Confira nosso Infográfico comparativo.
Quais os impactos do FDC e FDG para a TI?
Toda novidade apresentada para os ERPs impacta diretamente o setor de TI, tendo em vista que o departamento é o primeiro a ser acionado quando há algo de errado nas ferramentas ou mesmo quando são necessárias customizações.
Na prática, ao adotar os módulos FDC e FDG, o gestor de TI diminui o risco de a empresa não conseguir atender algum cenário fiscal específico, tanto em relação à entrada de documentos quanto para emissão de notas fiscais.
Com isso, ele não só garante maior eficiência por parte da sua equipe, como também facilita a rotina de trabalho dos setores que lidam diretamente com as questões fiscais, tais como:
- Financeiro;
- Tributário;
- Contábil;
- Fiscal.
Quais os benefícios para setor Fiscal?
O primeiro ponto, como já explicado, é a facilidade na rotina de trabalho. O FDC e FDG permite que a configuração do cenário Fiscal do Oracle ERP Cloud seja feita através de uma simples e rápida parametrização – tornando tudo mais dinâmico.
Além de se tornar menos dependente do TI nesse ponto, a área fiscal da sua empresa diminui as chances de erros nos processos, trabalhando em conformidade com as informações e exigências dos órgãos fiscalizadores. Em longo prazo os benefícios são numerosos, entre eles, destacamos:
- diminuição da taxa de retrabalhos;
- otimização de tempo;
- redução de custos.
Qual a importância dos módulos para o usuário do Oracle ERP Cloud?
Sem a adoção dos módulos FDC e FDG a sua empresa fica sujeita a limitações de atuação de acordo com o seu cenário fiscal, tendo que customizar o seu Oracle ERP Cloud ou adquirir outros sistemas. Algo que resultará com certeza no aumento de gastos.
Por isso, na hora de considerar a implementação do Oracle ERP Cloud, não deixe de usar o FDC e o FDG e conte com um parceiro homologado e com experiência para auxiliar nesse processo de localização fiscal Brasil.
Gostou do conteúdo de hoje sobre Oracle ERP Cloud com FDC e FDG? Conte para a gente nos comentários abaixo! E se ainda está na dúvida sobre como mover o seu ERP para a nuvem, baixe grátis uma planilha de ROI para você analisar a adoção do Oracle ERP Cloud.
0 comentários