Sendo tradicionalmente uma obrigatoriedade repassada até o último dia útil do mês de maio de cada ano, o prazo de entrega da ECD 2021 acabou sofrendo alteração devido a todos os impactos da pandemia.
Com as consequências da Covid-19 e a dificuldade de muitas empresas em manter suas rotinas produtivas, o governo entendeu a necessidade de fazer prorrogações na entrega de algumas obrigações, entre elas a ECD.
Por isso, para te deixar atualizado com o novo prazo de entrega da ECD 2021, mostrar como a sua empresa pode garantir a conformidade e evitar multas, preparamos este artigo com os pontos mais importantes sobre o assunto. Continue com a gente e confira:
Boa leitura!
O que é a ECD?
ECD é a sigla para Escrituração Contábil Digital (ECD), um dos vários projetos do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). Ao criar a ECD, o governo teve por objetivo substituir a versão em papel dos seguintes livros:
- Livro Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos;
- Livro Diário e seus auxiliares, se houver;
- Livro Razão e seus auxiliares, se houver.
Para que sejam validadas, as versões digitais dos livros precisam ser assinadas digitalmente com o uso de certificados autorizados pela ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira).
Qual o novo prazo de entrega da ECD 2021?
Como explicado na introdução, a mudança no prazo de entrega da ECD 2021 não tem a ver com alterações na plataforma ou planejamentos por parte do governo – fatores comuns em relação às obrigatoriedades digitais.
Basicamente, a alteração no prazo de entrega da ECD 2021 se deu pelas dificuldades que a pandemia do coronavírus impôs às empresas. Como muitas ainda estavam passando pelo processo de transformação digital houve até mesmo obstáculos para manter a rotina produtiva.
Dessa forma, não restou outra alternativa ao governo senão alterar o prazo de algumas das principais obrigatoriedades fiscais. Em relação ao ECD, a Instrução Normativa RFB nº 2.023 determinou o seguinte:
- A Escrituração Contábil Digital (ECD) de 2021 poderá ser entregue até o dia 30 de julho.
Por que contar com uma solução tecnológica na entrega da ECD?
O novo prazo de entrega da ECD 2021 trouxe duas consequências para as empresas:
- A oportunidade de passar 2020 sem essa preocupação.
- A necessidade de ter um 2021 em conformidade.
Ou seja, se a sua empresa ainda não conseguiu realizar a entrega, a necessidade de adequação é emergencial. Não há mais como adiar, você tem cerca de 1 mês para se adaptar e se manter em dia com as obrigatoriedades fiscais.
Mas, não precisa se desesperar, com uma solução fiscal completa totalmente integrada ao ERP da sua empresa, a conformidade com o ECD se torna um processo natural – independentemente de mudanças ou alterações repentinas.
Com uma solução fiscal à disposição, o seu setor precisa apenas complementar as informações de ajustes contábeis e submeter o arquivo ao processo de validação através de Inteligência Fiscal. Uma entrega completa e sem riscos de falhas.
Quais os desafios para o setor fiscal?
Sem dúvida alguma, 2020 foi um ano bastante desafiador para qualquer setor fiscal. Afinal, diferentemente de outras áreas, que podem até mesmo suspender suas rotinas por determinado período, a área Fiscal não pode se dar a esse luxo.
Agora, com o novo prazo de entrega da ECD 2021, o desafio é garantir a conformidade antes de junho. E, utilizando sistemas legados ou ERPs de classe mundial sem inteligência fiscal, como o SAP, por exemplo, a superação desse desafio se torna complicado – e muito caro.
Dessa forma, o caminho para o Fiscal é contar com o TI para garantir uma solução que esteja adaptada a todas as exigências do ECD e possibilite a entrega até o novo prazo.
Quais os desafios para o gestor de TI?
Por sua vez, o desafio do TI é se alinhar ao seu gestor Fiscal e definir uma solução perfeita para as necessidades da empresa. Com a experiência do gestor Fiscal nas entregas tributárias e o conhecimento tecnológico do gestor de TI, eles formam a equipe perfeita para encontrar uma solução com os seguintes diferenciais:
- Apoio de peritos, quando necessário, em suas gerações;
- Inteligência fiscal de cálculo de impostos conectada nativamente;
- Histórico de arquivos, manutenção de Regras passadas;
- Administração total das informações;
- Flexibilidade de ajustes.
Enfim, o novo prazo de entrega da ECD 2021 está muito próximo, não há mais tempo a perder. O ECD é uma obrigatoriedade Fiscal, ou seja, independentemente de alterações ou mudanças de datas, ele não pode deixar de ser entregue.
Por isso, adote hoje mesmo uma solução fiscal 100% em Cloud de verdade e garanta a conformidade da sua empresa. Converse com um dos nossos especialistas!
0 comentários