A alta burocracia fiscal, em si, já é um grande desafio para as empresas no Brasil. Não é das mais simples a tarefa de emitir documentos, monitorar processos e se manter atualizado com as regras. Por isso, a automatização do recebimento de NFS-e e outros documentos fiscais eletrônicos é uma saída cada vez mais utilizada por empresas que buscam maior eficiência e segurança da informação em um cenário tão complexo.
Além de todos os pontos de dificuldades citados, a sua empresa ainda tem que lidar com erros humanos, comuns em processos manuais e com o reflexo no investimento em ferramentas que não correspondem a todas às exigências da realidade fiscal do país. Consequentemente, trazendo prejuízo produtivo e financeiro.
Não há como questionar: a automatização do recebimento de Notas Fiscais de Serviço Eletrônica (NFS-e) e de outros documentos fiscais eletrônicos é a melhor saída para evitar dores de cabeça com o Fisco e de quebra diminuir os custos de conformidade.
E para que você não tenha nenhuma dúvida sobre isso, preparamos este artigo com os 4 principais benefícios da automatização do recebimento de NFS-e.
Boa leitura!
4 motivos para você investir na automatização do recebimento de NFS-e outros documentos fiscais eletrônicos
Não é preciso dizer o quanto o processo manual de lançamento manual de documentos fiscais eletrônicos é cansativo – e até mesmo estressante. As chances de erros são altas e muitas empresas acabam atrasando suas atividades em razão desse processo.
Mas é possível mudar esse cenário e fugir das armadilhas ao automatizar o recebimento das Notas Fiscais de Serviço Eletrônica (NFS-e). Ainda está com dúvidas? Confira então 4 motivos que vão lhe fazer mudar de ideia.
1. Fim da perda tempo em procurar notas no e-mail
A expressão “tempo é dinheiro” nunca fez tanto sentido para o mundo corporativo. Com a globalização e a alta concorrência do cenário atual, toda empresa que não otimiza o seu tempo tende a perder espaço no mercado.
Por isso, desperdiçar tempo procurando NFS-es deve ficar no passado – e com a automatização você garante que assim seja. Com a implementação, os profissionais que antes precisavam se preocupar com esse detalhe podem focar em pontos de maior necessidade para o negócio.
2. Fim de erros por digitação manual
Como dito na introdução, toda empresa que insiste no processo manual fica sujeita aos erros humanos durante o preenchimento das notas. Em qualquer outra situação isso já seria ruim, porém, como se trata de uma questão fiscal, os prejuízos são ainda maiores.
Com a automação do recebimento das Notas Fiscais de Serviço Eletrônica (NFS-e) essa é mais uma função que fica no passado. Graças ao o preenchimento realizado software, as chances de falhas são praticamente nulas.
3. Fim da vulnerabilidade a multas ou descumprimento de prazos
Um dos grandes segredos para evitar problemas com o Fisco é cumprir os prazos estabelecidos pelos órgãos fiscais. Não seguir a cartilha definida é, basicamente, comprar a receita para o insucesso do negócio.
Por isso automatizar vale muito a pena. As prefeituras, principalmente, são bastante exigentes com o lançamento das notas fiscais em um período de curto espaço de tempo. Com a tecnologia, você não terá mais que se preocupar – independentemente do volume de notas.
4. Fim das divergências nas informações da NFS-e e do DANFE
Ter que preencher e conferir os dados de recebimento de NFS-e já é algo complicado. Fazer o mesmo com a DANFE só torna tudo ainda mais cansativo. Mas, se você opta pelo processo manual, a probabilidade de divergência é alta, por isso a conferência se torna inevitável.
Além disso, se analisarmos que uma empresa pode emitir diferentes notas em um único dia, a certeza a automatização se torna algo inquestionável. Afinal, no mercado atual, não há mais espaço para processos tão ultrapassados.
Quais os benefícios em adotar uma solução fiscal completa, para o Gerente Fiscal e para o Gerente de TI de uma empresa que usa ERP de classe mundial como Oracle ERP Cloud, ERP SAP, algum dos ERPs da Infor ou Sistemas Legados e faz esse processo de forma manual?
Outro ponto de dificuldade também abordado neste texto diz respeito às empresas que optam por ERPs de classe mundial, mas que a chamada “localização fiscal” desses sistemas, os impedem de estarem 100% em conformidade com complexidade e dinâmica do cenário fiscal brasileiro.
Apesar dessas ferramentas ainda oferecem inúmeras facilidades, elas não conseguem entregar um resultado que facilitem de fato a rotina dessas instituições. E, em razão dessas limitações, os colaboradores precisam partir para processos manuais, retrabalhos e, em alguns casos, até customizar o ERP (sistema de gestão empresarial) a preço de ouro, para que atendam a nossa realidade.
Em outras palavras, apenas investir um ERP de classe mundial não é o suficiente. Tanto o departamento de TI quanto o Fiscal ainda terão contratempos.
<<<A evolução dos serviços de TI com as novas soluções ERP Cloud
O melhor caminho é adotar uma solução fiscal completa, como a Compliance Fiscal, que se mostra em total conformidade com a realidade brasileira. Assim, a sua empresa conseguirá, de fato, extinguir os processos manuais e obter benefícios como:
- agilidade no acesso às informações dos documentos fiscais pelas áreas internas via web 100% de monitoramento e visibilidade de todo processo em tempo real;
- controle total durante o processamento dos documentos fiscais desde a emissão, a recepção, até o pagamento e armazenamento digital;
- 70% de aumento da eficiência operacional, com redução significativa do tempo de análise e pagamento dos documentos fiscais;
- aumento da satisfação dos fornecedores, compradores e área fiscal plataforma única para documentos impressos e eletrônicos;
- redução de problemas no recolhimento de impostos (multas ou divergências de valores) – insumo para o Reinf;
- 100% de processamento dos documentos fiscais em meio eletrônico, eliminando o uso do papel;
- 100% de eficiência na recepção das NFS/NFS-e, em qualquer formato e de qualquer prefeitura;
- 100% de eficiência no acesso às NF-e e CT-e (XML), reduzindo o risco de autuações fiscais;
- redução do risco de perda de documentos e informações.
Enfim, acabe com os atrasos no pagamento dos fornecedores, com os custos de recebimento e tratamento de documentos fiscais, com os riscos de documentos perdidos ou rasurados, com a falta de padronização das notas de serviços e com os erros de conversão para o ERP e outros sistemas fiscais não integrados. Traga a sua empresa para outra realidade com a implementação de uma solução fiscal que automatize o recebimento das Notas Fiscais de Serviço Eletrônica (NFS-e) e outros documentos fiscais eletrônicos. Não perca mais tempo e dinheiro. A solução se paga!
Quer saber mais sobre o assunto? Participe do evento on-line e gratuito – [WEBINAR] Captura e Recebimento Automático de NFS-e, no próximo dia 17 de março de 2020, às 10h00. Clique aqui e faça sua inscrição!
E Continue no nosso blog e entenda tudo sobre o DIRF 2020.
0 comentários