Em razão da extensa carga tributária brasileira, muitos empresários acabam negligenciando suas obrigatoriedades ou apenas cumprem o básico sem se aprofundar muito no assunto. Fazendo isso, eles correm o risco de perder bons benefícios, como a recuperação de crédito (ICMS).
A verdade é que, com o avanço tecnológico e um estreitamento maior dos órgãos de fiscalização, vários empreendedores passaram a ficar receosos e se afastaram das questões tributárias mais complexas. Com isso, todo crédito que poderia retornar para seus negócios se perde no meio do caminho.
Mas, o momento pode ser oportuno para recuperar esse crédito e ajudar a manter a operação e os investimentos da empresa.
Quer saber como funciona a recuperação de crédito (ICMS) e como garanti-la da maneira correta? Então, continue lendo e confira todos os detalhes sobre o assunto. Boa leitura!
O que é a recuperação de crédito (ICMS)?
A recuperação de crédito ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) diz respeito ao retorno fiscal para todo contribuinte do tributo estadual.
Acontece que, ao realizar a comercialização de produtos ou a execução de serviços, toda empresa acaba pagando valores referentes ao ICMS. Porém, muitas vezes, acontece a incidência de cobrança, com o contribuinte arcando mais do que deveria.
A recuperação de crédito (ICMS) é justamente a reclamação sobre os incidentes. A partir de uma análise tributária e fiscal, a empresa é capaz de identificar tais valores e pedir o ressarcimento – isso pode acontecer através de descontos em outros tributos ou por meio de retorno financeiro.
Quais são as fontes de créditos para a recuperação do ICMS?
É praticamente impossível descrever todas as transações passíveis para a recuperação de crédito (ICMS), tendo em vista que uma corriqueira aquisição de produto para revenda pode gerar o fator de ressarcimento.
Dependendo do setor de atuação da sua empresa, os créditos podem estar concentrados na negociação de mercadorias ou mesmo na realização de serviços de limpeza. A diversidade é muito grande, por exemplo:
- Crédito de ICMS sobre o frete;
- Crédito de ativo imobilizado;
- Crédito de insumos.
Como ter direito ao crédito? E qual a importância de ter um software de gestão fiscal especialista para apoiar nesses processos?
Como abordado na introdução, várias empresas têm direito à recuperação de crédito (ICMS), mas acabam não buscando por medo de infrações decorrentes à fiscalização do governo.
Para ter direito ao benefício é preciso um trabalho de análise tributário e fiscal, a fim de identificar inconsistências no pagamento do ICMS. Depois de constatar todas as incidências de crédito, é feito um pedido de recuperação aos órgãos responsáveis.
Todavia, antes da realização de qualquer estudo interno para a identificação das inconsistências, a empresa precisa ter certeza da sua conformidade tributária ao longo dos anos.
Sem essa estabilidade, existe o risco de o pedido de recuperação de crédito (ICMS) se tornar o início de uma sequência de infrações e perda de saldos.
É nesse momento que a participação de uma solução fiscal completa faz toda a diferença. Com uma ferramenta que contempla o cenário fiscal brasileiro, você diminui o risco de erros na contribuição de impostos e taxas.
Com mais tranquilidade, você se torna capaz de pedir quaisquer ressarcimentos que sejam devidos a sua empresa.
<<<Veja também BPO Fiscal: 5 excelentes motivos para contratar agora!
Qual o papel do Gestor de TI e do Gestor Fiscal para alcançar esse objetivo?
Os gestores de TI e do setor Fiscal devem trabalhar em sintonia para garantir que o processo de recuperação de crédito (ICMS) seja realmente benéfico para a empresa.
Como a vantagem depende de conformidade e do bom histórico do negócio, é papel do gestor fiscal certificar que todos os tributos e obrigatoriedades sejam cumpridos sistematicamente. Por sua vez, o gestor de TI é o mais capacitado para encontrar e indicar a solução ideal para que esse compliance seja uma realidade.
Para empresas por exemplo que utilizam sistemas de gestão de classe mundial como o Oracle ERP Cloud, SAP ECC e HANA, Infor e Sistemas Legados, o melhor caminho é investir em uma solução fiscal especialista completa (obrigações, mensageria e inteligência fiscal nativa) capaz de suprir as carências em relação à conformidade com o complexo cenário fiscal brasileiro. O sucesso na recuperação de crédito (ICMS) dependerá desse trabalho prévio. Não perca tempo e garanta já os seus benefícios.
<<<Você saberia avaliar qual a melhor Solução Fiscal especialista do mercado para a sua Empresa? Acesse nosso Infográfico e descubra!
Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário. Quer saber mais sobre como recuperar crédito e gerar caixa para a sua empresa? Então, participe do nosso webinar clicando no banner abaixo!
0 comentários