Não é segredo para ninguém que a legislação brasileira é considerada uma das mais complexas do mundo – e a falta de entendimento correto é uma das principais razões para o enfraquecimento de muitas empresas novas. Não é à toa que cresce cada vez mais o número de empreendedores que adotam a revisão tributária recorrente como um caminho para incrementar o caixa da empresa, ainda mais em tempos de crise.
O fato é que a legislação, por si só, já não é algo simples para muitos empresários. Mas, aqui no Brasil, ainda há o agravante das contínuas alterações e atualizações de leis já existentes – fora aquelas que surgem a cada ano.
Como não é possível impedir as modificações, o melhor caminho é realizar a revisão tributária de forma contínua, se adaptando as alterações e se beneficiando de vantagens pontuais. Mas, quais são realmente esses benefícios?
Para saber mais, continue lendo e confira 3 bons motivos para fazer a revisão tributária da sua empresa de forma recorrente. Boa leitura!
Por que você deve fazer a revisão tributária na sua empresa constantemente?
Como explicado, as mudanças nas leis brasileiras é um fator macroambiente, no qual você não consegue interferir diretamente. A revisão tributária é uma maneira de deixar a sua empresa preparada para qualquer cenário, permitindo que ela usufrua das vantagens de uma perfeita adaptação. Confira alguns exemplos desses benefícios.
1. Possibilidade de novos créditos
Realizando a revisão tributária de maneira contínua, você garante que a sua empresa se mantenha a alinhada à legislação fiscal local. Nesse patamar, o seu negócio aproveita as diferentes oportunidades para novos créditos liberados por governos municipais, estaduais e federais.
Além disso, essa estabilidade fiscal é essencial para que você implemente a Recuperação de crédito e consiga resgatar alguns abonos para a sua empresa.
>>>>> clique aqui e esclareça alguns mitos e verdades valiosos sobre a Recuperação de crédito!
2. Prevenção contra multas fiscais
Lembra-se da dificuldade que muitas empresas passam porque os gestores não entendem corretamente a legislação? No Brasil, esse é um fato bastante recorrente. E esse pouco conhecimento resulta, por exemplo, em multas e pagamentos indevidos de impostos.
A revisão tributária entra como um elemento de prevenção a esses fatores. Com esse trabalho em constância a sua empresa passa a ter maior conformidade fiscal e tributária, diminuindo o risco de problemas com o Fisco e se mostrando mais assertiva no cumprimento das obrigatoriedades.
3. Redução de custos
A redução de custos é um resultado direto dos benefícios anteriores, pois com a prevenção de falhas provida pela revisão tributária, a sua empresa passa a controlar melhor o dinheiro e evita contratempos com os órgãos fiscalizadores. Sem multas, você reduz o desperdício financeiro.
Além disso, ao manter um equilíbrio financeiro, você consegue fazer novos investimentos, planejar expansões, entre outros.
Como a revisão tributária impacta a sua área fiscal e contábil?
A conformidade fiscal é um fator extremamente relevante para qualquer negócio, pois, a partir dela, é possível manter o equilíbrio no pagamento de impostos e no cumprimento de todas as questões fiscais.
A revisão tributária é a estratégia que traz maior segurança para os setores Fiscal e de Contabilidade, possibilitando que ambos cumpram os seus processos e se beneficiem com a conformidade fiscal, diminuição do pagamento de tributos indevidos e planejamentos mais concretos.
>>>>>>> Captura e recebimento automático de notas fiscais: Será que compensa?
Como a revisão tributária constante impacta a sua área de TI?
A área de TI é impactada justamente por ser o suporte tecnológico para as duas anteriores. Embora a realização constante da revisão tributária traga maior expertise para a sua empresa, ela não torna a legislação menos complexa.
Por isso a implementação de soluções fiscais especialistas que tenham funcionalidades diferenciadas, como captura e recebimento de documentos fiscais eletrônicos e inteligência de validação das informações, se faz extremamente necessário para viabilizar e otimizar estratégias de revisão tributária, aumento da conformidade e, consequentemente, redução de custo.
Ainda que os setores fiscais e contábeis sejam os responsáveis pela declaração das informações, é o setor de TI quem se mostra mais capacitado para definir as ferramentas que tornam esses processos possíveis e em escala.
A revisão tributária pode ser a alternativa que falta para a sua empresa manter o equilíbrio correto no cumprimento das obrigatoriedades fiscais. E a melhor parte é que você ainda pode trazer grandes benefícios para o seu negócio. Então, analise as informações apresentadas e garanta a conformidade fiscal da sua empresa.
Gostou do artigo? Que tal agora entender como fica o pagamento de impostos durante a pandemia?
0 comentários