Melhorar a produtividade diária dos seus setores é um dos principais objetivos de todo gestor. Mas nem sempre isso depende apenas de um bom trabalho deles. Afinal, algumas atividades dependem da implementação de soluções mais completas, inteligentes e que automatizem processos antes manuais, como é o caso do SAP Miro e Migo.
Este artigo é para você, gestor Fiscal ou de TI, que tem o desafio diário de dar a entrada correta nos documentos fiscais eletrônicos, garantir que o faturamento não pare ou que aconteça com inconsistências de informações e manter a situação fiscal da empresa em conformidade.
Continue com a gente e confira este texto. No final, tem um convite especial para você!
Boa leitura!
O que é SAP Miro e Migo?
Como você sabe, Miro e Migo são dois processos referentes à entrada de documentos fiscais eletrônicos e ao faturamento no ERP SAP.
O Migo é o processo inicial, acontecendo no momento da entrada dos materiais na empresa. Ele é preenchido com dados sobre a movimentação e devolução de mercadorias, bem como, das entradas de novos itens.
Já o Miro é o código subsequente. Assim que as informações passam pelo Migo, o ERP SAP faz a confirmação e gera a fatura de pagamento correspondente.
Captura e recebimento de documentos fiscais eletrônicos (XML, PDF, TXT e Link): por que não dá para viver sem?
Para quem olha de fora, os processos Miro e Migo podem parecer simples. E, caso acontecessem só uma vez por dia, talvez até fossem. Mas, os gestores de TI e Fiscal sabem que essa não é a realidade diária das empresas.
Dependendo do volume de mercadorias recebidas, os processos podem acontecer dezenas ou até centenas de vezes.
Se você precisa capturar e preencher manualmente todos os arquivos e informações em cada um dos processos, o dia de trabalho se torna improdutivo. Na realidade, se torna quase impraticável. Sem falar na possibilidade de erros na hora de digitar.
É por essa razão que não dá para viver sem soluções especialistas capazes de capturar e receber qualquer documento eletrônico, independentemente do formato (XML, PDF, TXT e Link) de maneira automática. Hoje em dia, eles são a garantia de que a sua empresa será tão produtiva como qualquer outra marca do mercado.
Qual o desafio de controlar e melhorar o processo Miro e Migo?
Como explicado, a complexidade de processos como Miro e Migo, desde a captura e o recebimento de documentos fiscais eletrônicos, é bem maior do que aparenta inicialmente. Afinal, para manter a competitividade em alta, a sua empresa precisa realizá-los várias vezes ao dia. É aí que começa o desafio para controle e otimização.
Em teoria, são processos já desenvolvidos com ferramentas tecnológicas. A grande questão é que nem sempre as soluções já implementadas nas empresas são softwares completos, inteligentes e trabalhando de forma integrada, necessitando de melhorias pontuais.
Todavia, para qualquer adaptação a uma nova necessidade da empresa é preciso investir em customização das ferramentas. Porém, além de não ser algo de baixo custo, nem sempre é garantido que a modificação traga os resultados esperados.
Ou seja, o desafio se concentra tanto no conhecimento técnico dos setores de TI e Fiscal para identificar as carências da empresa, bem como, na escolha certa das soluções.
<<<Veja também: Captura e Recebimento Automatizado de Notas Fiscais de Serviço Eletrônica (NFS-e).
Como melhorar esse processo?
Sendo gestor responsável por algumas das áreas citadas, você já conhece os desafios diários referentes ao Miro e Migo. Mas, como melhorá-los? Confira as nossas dicas.
1.Automatização total da captura e recebimento de documentos fiscais eletrônicos XML, PDF, TXT e Link.
Sem dúvida, a captura e recebimento de documentos fiscais eletrônicos são processos essenciais dentro do Miro e Migo. Porém, se realizados manualmente, são os que trazem maior desafio para qualquer empresa.
Por essa razão, não há meio termo ou caminho paliativo. Se você quer melhorar a rotina produtiva das equipes de trabalho, a solução é automatizar por completo a captura e o recebimento dos documentos.
Com um software especialista que realize todo o processo automaticamente não haverá mais necessidade de separações de documentos ou mesmo falhas de preenchimento de dados.
2.Integração com outros sistemas
Automatizar o processo do SAP Miro e Migo também significa integrá-los com outros sistemas já existentes na sua empresa. E isso é excelente, pois aumenta a dinâmica das equipes e evita os ruídos de comunicação inerentes a ações mais obsoletas.
Além disso, a integração garante que a maior parte dos processos aconteça sem nenhum tipo de interferência de agentes externos.
Quais as vantagens de automatizar o processo SAP Miro e Migo?
Além das vantagens já citadas no tópico anterior, a automatização do Miro e Migo traz outros benefícios para a sua empresa.
O primeiro ponto é que a partir desse cenário as atualizações do SAP acontecem com muito mais facilidade e com menor custo em relação a outras soluções de padrão global. Além disso, você tem:
- dinamização do trabalho de separação e preenchimento de informações das DANFEs;
- maior eficácia no processo de recebimento de dados no SAP Miro e Migo;
- adaptação do SAP Miro e Migo para o cenário fiscal brasileiro.
Enfim, os desafios são diários, mas as possibilidades de aperfeiçoamento do Miro e Migo são muito mais numerosas. Não há mais motivo para o seu setor, seja de TI ou Fiscal, passar por dificuldades para entregar alta produtividade. A conformidade fiscal é uma obrigatoriedade, mas ela não precisa ser uma dor de cabeça. Garanta eficácia e tranquilidade.
Converse com a sua equipe de TI e inicie agora mesmo o processo de automatização dessas etapas tão importantes para qualquer negócio. Entre em contato conosco o quanto antes e descubra podemos ajudar!
0 comentários