Controle de informações sobre os colaboradores, adaptações às leis obrigatórias, preenchimento de eventos, entre outros: a rotina do Setor Pessoal de grandes empresas não é nada simples. Ainda mais quando a empresa não conta com um sistema de folha de pagamento completo.
É fato que hoje, principalmente, em razão da digitalização dos processos do governo, toda empresa precisa contar com o seu próprio software para o repasse de informações. No entanto, ainda há aqueles empresários que acreditam que qualquer ferramenta aleatória é suficiente para resolver todas as situações.
Isso é um grande erro, e cabe ao gestor do Departamento Pessoal mostrar para os demais líderes as razões de a empresa precisar trocar o software antigo por um sistema de folha de pagamento especialista. Para facilitar o seu trabalho, preparamos este artigo completo. Acompanhe.
Boa leitura!
Quais as principais problemas vivenciados no dia a dia do Departamento Pessoal?
É claro que as dificuldades podem variar de empresa para empresa. Mas, quando se fala em conformidade trabalhista, as principais dores da maioria dos DPs são: eSocial, localização Brasil, mobilidade e integração.
Vamos entendê-las em detalhes.
1. Desafios de atualização eSocial
De solução do governo, para quase extinção e, agora, modelo simplificado. Por si só, as fases do eSocial demonstram o quanto a plataforma é um desafio para as empresas. O sistema do governo vem repetidamente obrigando as empresas a se adaptarem às atualizações.
Isso traz muitas dificuldades, pois quando o DP se organiza dentro de um formato, o eSocial volta a atualizar e demanda um novo planejamento.
No entanto, quando você não conta com uma solução de folha de pagamento que não acompanha essas mudanças automaticamente, tudo fica mais complicado. Além disso, o eSocial traz desafios como:
- Complexidade nos processos;
- Cumprimento dos prazos;
- Volume de informações.
2. Localização Brasil
Você certamente sabe, e provavelmente até já falou, que o Brasil é considerado um dos países mais burocráticos do mundo.
Mas, o fato é que as empresas não podem fugir dessa burocracia. Todas as obrigatoriedades devem ser cumpridas. E a única maneira de conseguir isso sem tanta dor de cabeça é garantindo uma localização Brasil completa.
Com esse pequeno detalhe, o seu DP mantém a conformidade. Independentemente das atualizações do eSocial ou das alterações da legislação trabalhista, o seu DP estará pronto.
4. Sistema de folha de pagamento não roda na nuvem
A limitação presencial é algo que nenhuma empresa que deseja ser competitiva pode ter hoje em dia. Ficar preso aos “muros” da empresa só torna o trabalho mais engessado e menos efetivo.
Se tratando de softwares é ainda mais grave. Pois quando você não conta com uma solução de folha de pagamento que roda em nuvem, por exemplo, fica sujeito a atualizações manuais e precisando prender a equipe de TI a tarefas longas e cansativas.
5. Falta de integração com outros softwares
Um verdadeiro gestor de DP sabe o quanto é grande o volume de informações tratadas pelo setor. Carga horária, salário, dados sobre saúde dos funcionários, entre outros. Quanto maior a empresa, maior o número de informações.
Essa necessidade de recolher todos os dados separadamente torna a rotina da equipe muito mais cansativa. Sem uma ferramenta de integração, além de aumentar o tempo de serviço, corre-se maior risco de inconsistências.
Quais os possíveis impactos desses problemas para o setor de DP e TI da sua empresa?
Com todos esses obstáculos, a tendência é que a sua equipe de DP continue sofrendo mês a mês na hora de repassar as informações para o governo. E a cada atualização por parte do sistema federal, as chances de falhas só aumentam.
Nesse ínterim, o setor de TI também é impactado. Pois, como vimos, eles acabam ficando responsáveis por resolver os problemas de inconformidades e desatualizações. A grande questão é que quando o seu software não tem capacidade de acompanhar as modificações do governo, o TI precisa praticamente realizar milagres.
Como um bom sistema de folha pode suprir e resolver todos esses problemas?
Todos os problemas citados até aqui podem ser solucionados de maneira individual, gastando mais e sem uma eficácia garantida, ou a partir da implementação de uma solução de folha de pagamento especialista.
Um sistema com esse padrão traz todas as funcionalidades que o seu Departamento Pessoal precisa em uma única ferramenta. Por exemplo:
- Importação de dados totalmente parametrizável pelo usuário;
- Geração de títulos para qualquer valor calculado;
- Cálculo de autônomos e estagiários via folha;
- Importação do saldo de FGTS vindo da CEF;
- Definição de acessos por usuário;
- Relatório de críticas de cálculo;
- Inteligência fiscal nativa;
- Flexibilidade de cálculo;
- 100% cloud;
- Integração;
- Segurança.
Enfim, a rotina do seu Departamento Pessoal já é complicada o suficiente, você não precisa deixá-la mais complexa. Mostre para a sua empresa o quanto uma solução de folha de pagamento é capaz de transformar a produtividade de todos e trazer a estabilidade legislativa para a instituição.
0 comentários